A costa lituana

A costa lituana, embora pequena comparada com a nossa imensa costa portuguesa, consegue-nos surpreender pelo seu exotismo e pela sua inesperada paisagem. A minha primeira visita à costa lituana aconteceu em 2005, quando fui apanhado de surpresa pelas encantadoras dunas de Neringa, que se encontram no meio de um longuíssimo cabo, onde também se pode encontrar floresta, refúgios de aves selvagens, e muito boas praias.

FOTOS DE 2005

Em 2010, com mais tempo disponível, voltei a visitar os mesmos locais de 2005, mas também aproveitei para descobrir outras maravilhas da costa Lituana, como Olando kepurė (perto de Karklė) e as suas árvores andantes, a meio caminho entre Klaipėda e Palanga. Palanga é o principal destino turístico de verão para os lituanos, com imensos areais e muitas diversões disponíveis, mas demasiado turístico e barulhento para o meu gosto. Embora não tenha praias, Klaipėda é para mim uma cidade mais interessante e a terceira maior do pais. Bonita zona histórica, gente simpática e um muito activo porto comercial, responsável por 5% da economia lituana. E o melhor de tudo: a vista para a lagoa  (espelho de água diria eu) resultante do imenso cabo onde se encontra o deserto de dunas, e a possibilidade de ai apanhar um ferryboat para o dito cabo. No cabo, destaco sem dúvida as belas vilas de Juodkrantė e Nida com as suas exóticas casas tradicionais da costa lituana, as imensas praias de ambos os lados do cabo, a floresta no meio onde se encontram refúgios de vida selvagem e, claro, as já referidas dunas.

Gostava ainda de destacar duas vilas que se encontram do lado interior da lagoa, Ventė, um refúgio de aves migratórias (e de estudo das mesmas) e a magnífica vista que se pode usufruir a partir do seu farol;  a outra é a inesperada Minija, uma pequeníssima vila de casa tradicionais de tal forma repleta de canais que é apelidada de Veneza lituana pelos seus habitantes.

Kerklė                                            Palanga                                         Klaipėda

Ventė                                              Minija                                            Juodkrantė-Neringa


Deixe um comentário